A ACI - UFRPE  tem a finalidade de ampliar e consolidar a internacionalização e os laços de cooperação interinstitucionais da UFRPE. Foi estabelecida no ano de 2007, a partir da necessidade crescente de unificar ações existentes de cooperações internacional vigentes na Universidade, bem como estabelecer novos convênios, de acordo com as necessidades de cada departamento.

Apresentação ACI

Sobre a Assessoria de Cooperação Internacional (ACI)

A Assessoria de Cooperação Internacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um departamento vinculado ao Gabinete do Reitor cuja finalidade precípua é ampliar e consolidar a internacionalização e os laços de cooperação interinstitucionais da UFRPE.

Foi estabelecida no ano de 2007, a partir da necessidade crescente de unificar ações existentes de cooperação internacional vigentes na Universidade, bem como estabelecer novos convênios de acordo com as necessidades de cada departamento bem como da própria universidade.

No Breve tempo de funcionamento, a ACI-UFRPE vem realizando diversos eventos de fomento da Cooperação Internacional na UFRPE, tais como palestras sobre oportunidades de estudo e cooperação com outros países.

Em Setembro/2007 realizou-se o I Simpósio de Cooperação Internacional da UFRPE que contou com aproximadamente 200 participantes e em 2008 a segunda edição superou em público e qualidade a primeira e consolidou ainda mais a importância da Assessoria na Universidade.

Diversos novos acordos de cooperação com instituições estrangeiras foram firmados desde a recente criação da ACI-UFRPE, além da aprovação de uma proposta no programas “Escola de Altos Estudos” da CAPES, que contou com apoio da ACI para elaboração da proposta e realização do projeto (Outubro/2007). Ademais, Por meio de contato com o DAAD, aulas gratuitas de alemão (duas turmas com 30 alunos cada) foram iniciadas desde Setemtro/2007. Recentemente, dois cursos preparatórios para o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) estão sendo oferecidos para professores efetivos e alunos de Pós-Graduação da Universidade. 

Missão

A principal missão da Assessoria de Cooperação Internacional é servir de instrumento para internacionalização da UFRPE.

Atividades gerais

  • Tramitação e acompanhamento dos diferentes documentos de cooperação firmados entre a UFRPE e instituições nacionais e internacionais.
  • Orientações da UFRPE sobre a formalização de parcerias, programas de intercâmbio e oportunidades de bolsas.
  • Atendimentos de orientação a alunos, professores e pesquisadores da UFRPE a respeito de oportunidades de bolsas, cursos e intercâmbios internacionais.

Atendimento a alunos, professores e pesquisadores de outras instituições internacionais interessados em estudar, desenvolver pesquisas ou outras atividades de caráter acadêmico-científico na UFRPE.